sábado, 18 de junho de 2011

PREPARAÇÃO FÍSICA = ESPECIFICIDADE

Alguém já viu corredor dos 100m rasos treinando? Já vi alguns treinos, nada muito a fundo, corridas intervaladas; tiros curtos, parados e tiros lançados; alguns exercícios com peso, tipo levantamento olímpico; e muita, mas muita técnica. Nunca os vi nadando; dando tiro com algum companheiro nas costas; dando tiros de corrida lateral na pista; ou mesmo correndo com o nariz vedado. E sabe por que nunca vimos isso? Porque para a modalidade dele, isso não serve para nada!

Hoje em dia é comum vermos treinos mais diferentes possíveis, principalmente no MMA. A metodologia de treinamento tem evoluído bastante, principalmente na parte de fisiologia e avaliação. Temos câmeras que filmam o movimento e mostram a trajetória passo a passo, exames que dizem o nível de estresse e de oxigênio com precisão, máquinas que medem a força do músculo que quisermos, mais esquecemos que a base disso tudo que é o movimento. O movimento é natural do homem a séculos, ele não evolui e não muda, ou alguém já descobriu algo melhor para percorremos uma pequena distancia do que a caminhada? Existe movimento mais perfeito para pegarmos uma moeda no chão do que abaixarmos? Ou alguma saudação muito diferente do que um aperto de mãos? O movimento não evolui, ele é natural do corpo, podemos treinar esse movimento, dando ele técnica, força e qualidade com um gasto energético cada vez menor. Um soco nada mais é do que um movimento de extensão do braço, a técnica para o movimento ser eficiente que envolve o corpo todo.

Quando vamos treinar um indivíduo devemos fazer com que ele atinja a perfeição corporal para a modalidade em que ele esta sendo treinado. Se vamos treinar um lutador de MMA, temos que colocá-lo para treinar MMA. De início se a luta demora no máximo 17m (três rounds de 5m com 1m de intervalo) porque o treino específico (sem contar com o aquecimento) dura mais de 1h? Se o octagon tem tamanho máximo de 81m² (tamanho do UFC), por que colocar o atleta para correr? Mesmo que o tamanho fosse muito maior, a corrida não se faz necessária, pois foge completamente do gesto motor da atividade. E se o intuito for fazer o batimento cardíaco subir, tomar susto também faz o batimento subir, e nem por isso é considerado treino.

O atleta deve treinar exatamente o que ele faz, “se ele faz no treino ele faz na luta, se ele não faz no treino não faz na luta” essa deve ser a frase de ordem no treino e não o “quanto mais melhor”. Se o princípio da especificidade vem na frente de todos os treinos para as mais diversas modalidades esportivas, porque não serve para o MMA?

Os fatores externos já são inúmeros e podem prejudicar o atleta a qualquer hora, sendo assim porque prejudicarmos o atleta com o treino também? Para quem não fazia nada, qualquer coisa é bom, mais isso não significa que é o melhor, qualquer treino pode e vai dar certo, mais extrair o melhor do atleta, fazendo chegar ao alto rendimento (onde qualquer detalhe faz a diferença) é outra história.

Treino com snorkel (que qualquer um que estude fisiologia sabe que não tem a menor lógica), treino com dois sparings, circuitos intermináveis de musculação, onde mais sempre é o lema; tiros no meio do treino, subir escadaria batendo manopla, ladeiras fazendo esgrima, treinar dentro da sauna com ela ligada, correr de costas na esteira, entre outras coisas, só podem ser bons para loucos, quem gosta de sofrer e se machucar, mais não para quem é atleta! Treinem o movimento natural, melhorem a técnica para o desgaste físico ser menor. Agora para de ver vídeo no YouTube e vai estudar!

Texto escrito por Itallo Vilardo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário